Mulheres na pesca: Esse espaço também é nosso

Uma luta por direitos e reconhecimento do papel feminino em um espaço majoritariamente ocupado por homens

A atividade da pesca envolve muitas outras funções para além da captura dos peixes, como filetagem, no desconchamento de mariscos na limpeza que beneficia a venda do pescado, muitas das vezes, a mulher está envolvida em todos esses processos. De fato essas mulheres estão presentes fortemente na pesca artesanal. 

A desigualdade vem marcando por anos essas pescadoras, pois a pesca muitas vezes é associada apenas aos homens, o que acaba prejudicando o reconhecimento profissional. A impressão é a de que há muito mais homens trabalhando na pesca do que mulheres, o que não é exato, já que grande parte das tarefas são realizadas por elas nas mais diversas condições.

Apesar das diversas políticas públicas voltadas para as pescadoras, além de lutar pelos seus direitos como por exemplo trabalhistas e previdenciários e por maior participação e representatividade, elas ainda têm que enfrentar e resistir diariamente a diversas formas de preconceitos. Elas vêm fazendo isso ao longo do tempo, reinventando-se e aprendendo a sobreviver e lutar em uma sociedade que as exclui e finge não vê-las.

Acredito que há uma descriminação muito grande, mas temos que lutar para a gente aparecer porque se não lutarmos, da nossa forma, nunca seremos ouvidas.

Destacou Salete, marisqueira Boa Viagem de um bairro localizado no município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Nosso projeto busca dar voz a essas histórias, muitas vezes invisibilizadas socialmente. Neste dia Internacional da Mulher homenageamos a você. Feliz dia da mulher! Que esse dia seja um momento de reflexão e reconhecimento da luta de todas as mulheres. 

4 comentários

  1. Parabéns ao Banco Preventório pela iniciativa em homenagear a pesca, através do trabalho das pescadoras e marisqueira. Um trabalho, dificil, honroso e muito digno. Que melhora a vida de cada uma e de sua família.

  2. Excelente matéria. É muito importante ressaltar a importância da figura feminina na pesca. Elas são esquecidas em suas funções. Nossos governantes precisam desenvolver leis que reconheçam o trabalho dessas mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.